sábado, 10 de setembro de 2011

Escolas que formam, ou deformam ?


Este texto é uma reflexão sobre um artigo que li na disciplina de Geografia da África, que tem por titulo Viagem ao Interior das Madrassas.

Estas Madrassas são centros dos pensamentos islâmicos fundamentalistas, estas escolas em alguns paises são as únicas de acesso aos mais pobres, que veem nelas uma esperança para um futuro melhor.Mas contraditoriamente a visão ocidental para estas Madrassas é que as mesmas tratam de "escolas do terror", e elas servem para preparar os terroristas, e ensinar o ódio pelo povo ocidental, em especial o Estados Unidos da América.

Umas das Madrassas consideradas mais radicais é a que esta localizada ao norte do Paquistão, na região chamada de Akora Khattack, a Madrassa Haqqnia. Este nome de Akora Khattack provoca calafrios nos comandantes norte-americanos, pois esta região é uma espécie de bastião da resistência religiosa.


Estas Madrassas representam em alguns países do Oriente, a única esperança para a população mais pobre de alcançar uma melhor educação, pois diferente do ensino público elas são de acesso gratuito, ajudam na alimentação e condições de abrigar estes jovens, e dá a eles melhores oportunidades.

Uma das curiosidades apresentadas pelo texto é que após o ataque do 11 de setembro de 2001, as Madrassas aumentaram muito o seu número, e procura por parte das pessoas interessadas, pois muitos fundamentalistas passaram a pregar que somente o sistema do Islâmico há justiça. Ainda ressalta o texto que aqueles que participaram dos atentados nenhum teriam sido formados ou freqüentados estas escolas, e que os mesmos possuíam formações de níveis superiores, e formação em escolas e faculdades de origem ocidentais. O próprio Bin Laden era contrario ao sistema das Madrassas, para ele bastava, a sua interpretação, e inspiração pessoais do livro sagrado, o Corão.

Estas Madrassas também formaram grandes pensadores como o indiano Muzzafar Alam que é historiador da Universidade de Chicago, e ainda muitas das Madrassas tem um estilo moderno, e dinâmico, e que já permitem até a inclusão e formação de mulheres nos seus centros de estudos.



Texto base Viagem ao Interior das Madrassas, (Dossiê Islã), 01/07/2006, por William Dalrymple.


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